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Manual do Candidato

Processo Seletivo 2014 – 1.º semestre

Faça sua inscrição!

UNIVERSIDADE PAULISTA faz saber que estão abertas as inscrições, nos locais e horários indicados no item “DAS INSCRIÇÕES” do presente manual, para o preenchimento das vagas do Processo Seletivo 2014 –1.º semestre, de forma continuada, a partir do mês de outubro e prolongando-se pelos meses subsequentes, para os seguintes cursos, na modalidade de educação a distância:

  • Administração (4 anos),
  • Artes Visuais (3 anos) ***,
  • Ciências Biológicas (3 anos),
  • Ciências Econômicas (4 anos)***,
  • Ciências Contábeis (4 anos),
  • Geografia (3 anos) ***,
  • História (3 anos) ***,
  • Licenciatura em Letras – Português (3 anos),
  • Licenciatura em Letras – Português/Inglês (4 anos),
  • Licenciatura em Letras – Português/Espanhol (4 anos)***,
  • Licenciatura em Matemática (3 anos)***,
  • Licenciatura em Pedagogia (3 anos),
  • Serviço Social (3 anos e meio),
  • Sociologia (3 anos) ***,

e para os Cursos Superiores de Tecnologia (cursos de curta duração) em:

  • Agronegócio (3 anos) ***,
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2 anos) ***,
  • Gestão Ambiental (2 anos) ***,
  • Gestão da Tecnologia da Informação (2 anos),
  • Gestão de Recursos Humanos (2 anos),
  • Gestão Financeira (2 anos) ***,
  • Gestão Hospitalar (3 anos) ***,
  • Gestão Pública (2 anos) ***,
  • Logística (2 anos),
  • Marketing (2 anos),
  • Processos Gerenciais (2 anos) e
  • Segurança no Trabalho (3 anos) ***.

*** Cursos disponíveis apenas no SEI – Sistema de Ensino Interativo.
A Universidade Paulista – UNIP está credenciada pelo Ministério da Educação a oferecer cursos de graduação e pós-graduação lato sensu na modalidade de educação a distância, conforme Portarias MEC 3.633, de 9 de novembro de 2004, e 3.475, de 22 outubro de 2004.

1. DAS INSCRIÇÕES 

1.1 Estão habilitados à inscrição neste Processo Seletivo os candidatos que possuam o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou que estejam cursando a 3.ª Série do Ensino Médio, desde que a concluam até dezembro de 2013.
1.2 As inscrições poderão ser realizadas pela internet, no endereço www.unip.br/ead, ou nos Polos de Educação a Distância, cujos endereços podem ser obtidos na página www.unip.br/ead.
1.3 Para inscrever-se, o candidato deverá realizar os procedimentos seguintes. 
1.3.1 Preencher a ficha de inscrição disponível na página www.unip.br/ead, agendando data e horário da prova de seleção.
1.3.2 Imprimir a ficha de inscrição e o boleto para recolhimento da taxa de R$30,00 (trinta reais).
1.3.3 Assinar a ficha de inscrição e pagar a respectiva taxa em qualquer agência bancária.
1.3.4 Entregar a ficha de inscrição assinada e o comprovante de quitação da taxa (boleto bancário com autenticação mecânica) no Polo selecionado, no dia e hora previamente agendados para o exame. O correto preenchimento da ficha de inscrição, a veracidade e autenticidade das informações e o recolhimento da taxa de inscrição por meio do boleto bancário, cujo cedente é a ASSUPERO, são de exclusiva responsabilidade do candidato. As inscrições que não atenderem aos requisitos estabelecidos serão canceladas a qualquer tempo. Não haverá devolução da quantia recolhida.
1.4 Os candidatos que se inscreverem e não comparecerem à prova agendada, ou os candidatos não-classificados em uma prova de seleção, poderão prestar outra prova do mesmo processo seletivo e na mesma modalidade de ensino, sem necessidade de nova inscrição, mas com novo agendamento de data e horário.
1.5 O ingresso do candidato dar-se-á por meio da classificação obtida na prova que realizar.
1.6 A aprovação neste Processo Seletivo somente dará direito ao candidato aprovado de matricular-se no 1.º semestre de 2014, com início das atividades acadêmicas previsto para fevereiro de 2014.

2. DA PROVA 

2.1 O candidato deverá fazer agendamento para a prova, pela internet ou, pessoalmente, no Polo escolhido e realizar a prova nesse Polo.
2.2 Os candidatos deverão estar presentes nos locais de realização da prova com, pelo menos, meia hora de antecedência, munidos da carteira de identidade e dos respectivos comprovantes de inscrição e de pagamento.

3. DO PROCESSO SELETIVO 

3.1 Na data estabelecida para realização da prova, o candidato deverá elaborar uma redação em língua portuguesa, constituída por um texto de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
3.2 A proposta da redação requer do candidato as competências e habilidades necessárias para, a respeito do tema proposto, dissertar, resumir, informar e/ou comentar.
3.3 A prova de redação deverá ser feita com caneta esferográfica, azul ou preta, e será de caráter eliminatório, sendo a nota mínima 3 (três), numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).
3.4 Não serão concedidas 2.ª chamada, revisão ou vista de prova e recontagem de pontos. 

4. DA CLASSIFICAÇÃO 

4.1 Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver nota inferior a 3 (três) pontos, num máximo de 10 (dez) pontos, na prova de redação.
4.2 Em caso de empate, terá preferência o candidato de maior idade.
4.3 Ainda que aprovado no Processo Seletivo, não terá direito à matrícula o candidato cuja classificação ultrapassar o número de vagas oferecidas em cada curso.
4.4 Será desclassificado o candidato que não comparecer nos dias e horários previstos para a realização da matrícula. 

5. DOS RESULTADOS 

5.1 O resultado do Processo Seletivo será divulgado a partir do segundo dia útil após a realização da prova, no endereço www.unip.br/ead

6. DA MATRÍCULA 

6.1 O candidato classificado dentro do limite das vagas será convocado para matrícula, no local em que realizou o Processo Seletivo.
6.2 Para a matrícula via internet, o candidato classificado no Processo Seletivo deverá realizar os seguintes procedimentos: 
a) acessar o site www.unip.br/ead;
b) clicar em Lista de Aprovados e informar o número do seu CPF; 
c) clicar em Faça sua Matrícula on-line;
d) preencher o formulário com seus dados pessoais;
e) preencher o formulário do responsável financeiro;
f) ler atentamente o Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e clicar em Aceito o Contrato;
g) imprimir tanto o boleto para pagamento da primeira parcela da semestralidade quanto o Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;
h) efetuar o pagamento do boleto na rede bancária até a data do vencimento;
i) decorridos dois dias úteis do pagamento, comparecer, o mais breve possível, antes de começar a frequentar as aulas, ao polo em que foi aprovado para entregar o Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinado, com duas fotos 3x4 recentes e duas cópias autenticadas dos seguintes documentos:

  • histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
  • certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • cédula de identidade;
  • comprovante de residência (conta de luz ou água ou telefone etc.);
  • título de eleitor;
  • prova de quitação do serviço militar;
  • cadastro de pessoa física (CPF) do aluno e do pai (ou responsável), se o aluno for menor de 21 anos;
  • comprovante de residência.

6.3 O comparecimento ao polo a que se refere o item 6.2 poderá ser feito por procurador com firma reconhecida em cartório e devidamente identificado.
6.4 No caso de o candidato não conseguir comprovar, até a época da matrícula, a conclusão do ensino médio, por meio da apresentação dos documentos legalmente exigidos, será feita uma matrícula condicional. Esta matrícula será efetivada com a apresentação dos correspondentes comprovantes, até o dia 5/2/2014, improrrogavelmente. Caso contrário, a matrícula condicional poderá ser anulada, sem direito a qualquer reclamação ou recurso. 

7. DA OFERTA DE CURSOS 

7.1 O conteúdo curricular é apresentado em plataforma digital e/ou material impresso.
7.2 A interação com a tutoria será efetivada via internet e/ou por outro meio de comunicação.
7.3 A UNIP reserva-se o direito de oferecer os cursos pelo SEI – Sistema de Ensino Interativo ou pelo SEPI – Sistema de Ensino Presencial Interativo, podendo, em qualquer momento do curso, a seu critério, passar do sistema SEI para o sistema SEPI ou vice-versa.
7.4 SEI – Sistema de Ensino Interativo – os encontros presenciais programados são os determinados pela legislação, ou seja, obrigatórios para as seguintes atividades: avaliação, estágios obrigatórios, trabalhos de conclusão de curso e atividades em laboratórios especializados, se for o caso.
7.5 SEPI – Sistema de Ensino Presencial Interativo – além dos encontros presenciais obrigatórios determinados pela legislação, são programados, também, encontros presenciais opcionais.
7.6 Os encontros presenciais opcionais são complementares e a presencialidade pode se efetivar com teleaulas e/ou professores e/ou tutores e/ou monitores. 
7.6.1 Parte dos encontros presenciais opcionais, ou a sua totalidade, pode tornar-se obrigatória, a critério da UNIP.
7.7 Os cursos da UNIP na modalidade de educação a distância (EAD) podem ser oferecidos por meio de diferentes metodologias e com uso de tecnologias variadas: 
7.7.1 SEI – encontros presenciais obrigatórios;
7.7.2 SEPI Padrão – encontros presenciais obrigatórios e encontros presenciais com professores e/ou tutores.
O SEPI oferece, ainda, o curso em outros formatos:
7.7.3 SEPI Gradual – encontros presenciais obrigatórios e encontros presenciais com professores e/ou tutores. A frequência desses encontros diminui no decorrer do curso.
7.7.4 SEPI Sat – encontros presenciais obrigatórios e encontros presenciais com teleaulas via satélite;
7.7.5 SEPI Net – encontros presenciais obrigatórios e encontros presenciais com teleaulas via internet.
7.8 A UNIP reserva-se o direito de somente assegurar a abertura de cursos e de polos, mediante as seguintes condições: 
a) o número de matriculados para cada curso em determinada metodologia deve ser superior a 960 (novecentos e sessenta) alunos em, no máximo, 40 (quarenta) polos, e o número de matriculados por curso, no Polo, deve ser de, no mínimo, 20 (vinte) alunos;
b) o número de estudantes matriculados no polo deve ser, no mínimo, igual a 20 (vinte) em cada um dos cursos oferecidos. 
7.9 Quando o curso não for oferecido no polo, o aluno ingressante poderá optar por outro polo em funcionamento. 
7.10 Todos os alunos matriculados ficam cientes de que, em conformidade com o edital do presente Processo Seletivo publicado no Diário Oficial da União, durante o curso e a critério da UNIP, poderão ser transferidos para o polo mais próximo em funcionamento.

8. DAS VAGAS DOS CURSOS 

8.1 Os cursos são oferecidos em todo o território nacional, em cada um dos polos presenciais programados para funcionar (cadastrados no MEC).
8.2 O número de vagas oferecidas é de 60 (sessenta) por curso em cada Polo.
8.3 O número de vagas oferecidas poderá ser ampliado para atender à demanda. 
8.4 Em razão da demanda, as vagas podem ser remanejadas entre cursos e/ou entre Polos.
8.5 Em caso de inviabilidade operacional de um polo, o total das vagas nele oferecidas será remanejado para os demais Polos em funcionamento.
8.6 Os critérios anteriormente mencionados visam a racionalizar e a operacionalizar a distribuição das vagas, mas prevalecem as diretrizes e o número de vagas estabelecidos pelos Conselhos Superiores da UNIP.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS 

9.1 O candidato somente poderá sair da sala de prova após decorridos 60 (sessenta) minutos do seu início.
9.2 Será cancelada a inscrição ou matrícula do candidato que se utilizar de meios fraudulentos ou documentação falsa para se inscrever ou realizar o Processo Seletivo.
9.3 São consideradas oficiais as comunicações (normas, resultados, chamadas para matrícula ou reclassificação), em papel timbrado, afixadas na UNIP ou em seus Polos. Sua divulgação através de meios de comunicação social é considerada um instrumento auxiliar de informação aos candidatos, mas não tem o caráter de comunicação oficial.
9.4 Não haverá abertura de curso em local que não apresente o número mínimo de 20 (vinte) alunos ingressantes matriculados, como explicitado no inciso b do item 7.10. Existindo vagas, o interessado poderá pleitear sua transferência para outro Polo, mediante solicitação a ser encaminhada à Secretaria Virtual da UNIP.
9.5 O candidato aprovado no Processo Seletivo que não efetivar sua matrícula no prazo estabelecido pela Universidade perderá a sua vaga, reservando-se à Universidade o direito de prorrogar o referido prazo. 
9.7 A Universidade Paulista, com o permanente propósito de melhorar a qualidade do ensino, reserva-se o direito de alterar os Projetos Pedagógicos de seus Cursos, bem como as estruturas curriculares, o regime de funcionamento e de matrícula, os turnos de funcionamento, a periodicidade e as atividades acessórias, assim como os locais dos Polos onde serão ministrados os encontros presenciais.
9.8 Os requisitos para o ingresso dos candidatos nos cursos superiores da Universidade Paulista, previstos no Edital e neste Manual, terão eficácia durante toda a vida acadêmica do aluno, sendo que o não-cumprimento desses requisitos ensejará nulidade do Processo Seletivo e o conseqüente cancelamento de matrícula. 
9.9 A UNIP reserva-se o direito de programar aulas e atividades complementares (estágios, práticas, trabalhos de curso etc.) em qualquer horário ou dia da semana, inclusive aos domingos, bem como o de transferir o aluno de um Polo para outro Polo também cadastrado.
9.10 São de exclusiva responsabilidade do aluno os custos de acesso à internet para a realização da interatividade exigida pelos cursos e das atividades exigidas pelos projetos pedagógicos dos cursos, conforme as normas legais emitidas pelo MEC.
9.11 Os cursos oferecidos são de regime semestral, com períodos letivos semestrais, e as matrículas são realizadas por blocos de disciplinas, conforme o regimento interno. As disciplinas poderão ser agrupadas ou seriadas de formas diferentes nos períodos letivos que compõem o curso e não serão obrigatoriamente oferecidas na mesma ordem. Poderão também ser cursadas concomitantemente por alunos que ingressarem na Universidade em diferentes épocas.
9.12 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Vestibular.

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