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Perguntas Frequentes

  1. O que é UNIP INTERATIVA?
  2. Existe alguma Lei que regulamenta a Educação a Distância?
  3. A Unip está credenciada a oferecer cursos na modalidade EAD?
  4. Qual a exigência para participar do processo seletivo para os cursos da UNIP Interativa?
  5. Como é o diploma dos alunos formados pela Unip Interativa?
  6. Posso iniciar o curso de pós-graduação ainda cursando graduação?
  7. Posso fazer pós-graduação depois de diplomado pela graduação da UNIP Interativa?
  8. A monografia é obrigatória para os cursos de pós-graduação? Deverá ser apresentada?
  9. Em qual local a documentação de matrícula deverá ser entregue?
  10. O que é um chat?
  11. O que é um Fórum?
  12. Quando o aluno tiver alguma dúvida quanto à programação ou às disciplinas, a quem ele deverá se direcionar?
  13. E quanto às atividades presenciais, como e onde serão realizadas?
  14. Como será computada a frequência às aulas?
  15. Como o aluno acessa o ambiente acadêmico?
  16. O aluno poderá acessar o site a qualquer hora para realizar as atividades e fazer os exercícios?
  17. O aluno fez a matrícula, pagou o primeiro boleto. Como faz para imprimir os próximos boletos?
  18. Como solicitar dispensa de disciplinas?
  19. O aluno de um curso presencial poderá solicitar transferência para um curso a distância ou vice-versa?
  20. Como saber os valores dos cursos?

 

1. O que é UNIP INTERATIVA?
É o sistema de Educação a Distância da UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA, uma Instituição de Ensino com mais de 30 anos de existência, com sede em São Paulo e atuação em todo o Brasil. Reconhecida pela excelência dos serviços que presta, a UNIP é uma das mais conceituadas instituições de ensino da atualidade.
Saiba mais sobre a UNIP Interativa

2. Existe alguma Lei que regulamenta a Educação a Distância? 
Sim. A legislação brasileira sobre EAD é composta além da constituição, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções, portarias e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação.
No site do MEC poderão ser encontradas mais informações.

3. A Unip está credenciada a oferecer cursos na modalidade EAD? 
Sim. A UNIP está devidamente credenciada pelo MEC para ofertar cursos a distância, conforme as seguintes portarias:
Cursos Superiores a Distância: Portaria Nº. 3.633, de 9 de novembro de 2004.
Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância: Portaria Nº. 3.475, de 22 de outubro de 2004.

4. Qual a exigência para participar do processo seletivo para os cursos da UNIP Interativa?
Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio (2º grau) está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso de graduação.

5. Como é o diploma dos alunos formados pela Unip Interativa?
Os alunos que concluírem os cursos da Unip Interativa receberão o mesmo diploma dos alunos formados em cursos presenciais. A Universidade Paulista - UNIP foi credenciada pelo Ministério da Educação para a oferta de cursos superiores de graduação na modalidade a distância. Os cursos foram criados pela Universidade Paulista - UNIP, com fundamento em sua autonomia universitária, e reconhecidos por Portaria do Ministério da Educação.

6. Posso iniciar o curso de pós-graduação ainda cursando graduação?
Não. O ingresso para os cursos de pós-graduação se dá mediante a conclusão do ensino superior.

7. Posso fazer pós-graduação depois de diplomado pela graduação da UNIP Interativa?
Sim. O diploma de graduação da UNIP Interativa tem a mesma validade de um curso presencial e possibilita fazer a pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado e doutorado). Os diplomas são emitidos pela UNIP – Universidade Paulista.

8. A monografia é obrigatória para os cursos de pós-graduação? Deverá ser apresentada?
Sim. Serão obrigatórias a entrega do trabalho por escrito e sua apresentação presencial.

9. Em qual local a documentação de matrícula deverá ser entregue?
No Polo em que o aluno está matriculado.

10. O que é um chat?  
É uma ferramenta da Internet que possibilita diálogos em tempo real. O chat é utilizado como ferramenta de suporte à aprendizagem a distância.

11. O que é um Fórum?   
É uma ferramenta da Internet que possibilita a discussão coletiva e assíncrona.

12. Quando o aluno tiver alguma dúvida quanto à programação ou às disciplinas, a quem ele deverá se direcionar?
Para dúvidas sobre disciplinas e programação, entre outras dúvidas acadêmicas, o aluno deverá enviar e-mail, por meio do ambiente acadêmico, para seu tutor à distância.

13. E quanto às atividades presenciais, como e onde serão realizadas?
Algumas atividades como palestras, aulas inaugurais e demais atividades programadas, entre elas as avaliações, são obrigatoriamente presenciais, e serão realizadas no Polo em que o aluno está matriculado, de acordo com data e horário previamente estabelecidos no calendário acadêmico.

14. Como será computada a frequência às aulas?
A frequência dos alunos será computada levando-se em consideração a presença nos encontros presenciais obrigatórios (quando houver) e a realização das atividades propostas no ambiente acadêmico. O cálculo geral deverá totalizar pelo menos 75%.

15. Como o aluno acessa o ambiente acadêmico?
Estas informações ficam disponíveis no link “Como Acessar”.

16. O aluno poderá acessar o site a qualquer hora para realizar as atividades e fazer os exercícios?
Sim, seguindo o cronograma estabelecido em seu calendário para a realização das atividades.

17. O aluno fez a matrícula, pagou o primeiro boleto. Como faz para imprimir os próximos boletos?
Mensalmente, o aluno deverá acessar o site, clicando em secretaria virtual, em seguida em financeiro. Dentro deste item aparecerá impressão de boleto.

18. Como solicitar dispensa de disciplinas?
A dispensa de disciplinas poderá ser solicitada por alunos que possuam curso superior completo ou incompleto. Neste caso, o aluno deverá verificar os prazos para solicitação de serviços e, após a sua matrícula, solicitar via Secretaria Virtual o serviço “Dispensa de Disciplina”. Depois do pagamento da taxa de serviço, o aluno dever acessar a secretaria virtual e acompanhar o andamento de sua solicitação, pois será informado um link para postagem da documentação digitalizada (Diploma, Histórico Escolar e Conteúdo Programático). Após a digitalização, o aluno deve comparecer ao polo com os originais ou cópias autenticadas da documentação postada para que haja a validação da coordenação do polo.
Cabe salientar que a análise de dispensa de disciplinas somente será realizada com a validação de todos os documentos originais ou autenticados exigidos.

19. O aluno de um curso presencial poderá solicitar transferência para um curso a distância ou vice-versa?
Sim. O curso credencia o aluno a solicitar transferência para qualquer Instituição, devendo sempre observar as exigências desta.

20. Como saber os valores dos cursos?
Os valores estão disponíveis no item: Valor da Mensalidade.

 

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